A Microsoft transformou o Windows 10 em um “serviço” e, com isso, passou a oferecer suporte a atualizações de funcionalidade e de segurança “para sempre” para seus usuários.
Mas esse período indeterminado pode acabar sendo menor do que o plano de 10 anos que a empresa tinha até o Windows 8.1.
Isso ficou evidente quando alguns chips Intel Atom se mostraram incompatíveis com a Creators Update, liberada pela Microsoft há alguns meses.
PCs equipados com chips Atom Z2760, Z2520, Z2560 e Z2580 mostram uma mensagem na hora do update dizendo que são incompatíveis com o novo software.
Como o Windows 10 instala atualizações sempre em sequência, as novas builds que vieram depois dessa incompatível também não podem ser inseridas no sistema.
Que treta é essa?
Computadores com os chips citados foram vendidos por diversas fabricantes entre 2012 e 2015 e já estão, na prática, com suporte suspenso por conta da incompatibilidade.Ao que parece, o problema é com a GPU, desenvolvida pela Imagination Technologies para a Intel.
Todos os chips de baixo custo da fabricante de processadores agora chegam ao mercado com GPUs de design próprio, o que deve evitar esse tipo de problema no futuro.
Contudo, a situação atual não tem nenhum prazo para ser resolvida.
É interessante ressaltar que boa parte dos PCs com os chips em questão chegaram às prateleiras com o Windows 8.1 e, caso não tivessem sido atualizados, teriam suporte garantido até 2023.
Quem atualizou para o Windows 10, com a Microsoft queria, perdeu essa oferta e já está sem amparo da criadora do sistema.
Entretanto, uma resposta da Acer a seus clientes dá a entender que a situação deve ser resolvida.
A empresa afirmou que está trabalhando junto à Microsoft para contornar a situação, mas não dá qualquer prazo para que isso seja solucionado.
Serviço duradouro?
Com esse caso, o projeto do “Windows como um serviço”, tão alardeado pela Microsoft, começou a mostrar inconsistências.Espera-se que a empresa lide com esses detalhes pensando no bem dos consumidores, mas existe a possibilidade de algumas incompatibilidades tornarem a atualização de determinadas máquinas simplesmente impossível, finalizando repentinamente o suporte.
É importante lembrar que essa situação está prevista nos termos de uso do Windows 10, e o consumidor não tem qualquer garantia legal de que poderá continuar usando um sistema seguro e atualizado na eventualidade de uma ocorrência dessas.
Assim, ele fica dependendo apenas da própria sorte e da boa fé da Microsoft.
Nenhum comentário:
Postar um comentário