Por outro lado, o Google vem expandindo as funcionalidades de seu sistema com o Android O, que trará funções que o sistema da Apple ainda não tem.
Decidimos fazer uma nova comparação entre ambos e seus recursos recentes.
Android vs. iOS: características beta
Multitarefa
Ambos os sistemas contam com o modo de divisão de telas quando em multitarefa. Agora, com relação ao iOS 11, a novidade é a opção de arrastar textos e arquivos de uma janela para a outra.O Android conta com essa possibilidade desde o Nougat, mas é necessário que a fabricante do smartphone ative essa função no sistema. No SO stock, contudo, temos esse recurso nativo.
Teclado reduzido
Agora no iOS você pode mudar o layout do teclado, pressionando o botão de emoji por alguns segundos.No Gboard, teclado do Google, essa função está presente há algum tempo, e você consegue ativá-la da mesma forma, ou seja, pressionando o botão de vírgula e selecionando a opção de redimensionar.
Mapas internos
O Apple Mapas está bem atrasado em relação aos seus concorrentes, como o Here Maps e o Google Maps.A novidade agora no IOS 11 são os mapas internos de estabelecimentos. Neste primeiro momento, o Mapas funcionará só nos EUA com este recurso, mas você já pode encontrar mapas de aeroportos e shoppings da sua cidade no Maps.
Notificações na tela de bloqueio
O iOS 11 mudou o sistema de organização das notificações, priorizando as mais recentes no topo.Durante os primeiros testes pude notar que qualquer coisa que apareceu na tela após três horas foi classificado como "notificações antigas".
Assim, essas não apareciam mais no topo da tela de bloqueio, e sim quando deslizamos a tela debaixo para cima.
s notificações também foram ajustadas com o Android Nougat, que as agrupa de acordo com o aplicativo.
Também é possível responder notificações facilmente sem a necessidade de abrir o app correspondente. Mantendo a mesma pressionada por alguns segundo é possível ter acesso a mais configurações, como silenciar alertas, por exemplo.
Leitor de QR Code no aplicativo da câmera
Essa inclusão foi tão óbvia, que você deve ter se perguntado: por que a Apple não tinha integrado um leitor de QR Code na câmera do iOS antes?Segurando o ícone do app de câmera com o 3D touch a opção para escanear códigos é exibida.
No Android, contudo, essa função está disponível no software de câmera de poucos aparelhos, dependendo do fabricante, mas é possível baixar inúmeros apps na Play Store que fazem o mesmo trabalho (exemplo de app abaixo).
Nova App Store
A App Store está recebendo um guia editorial chamado "Hoje", que exibe na tela inicial da loja as ofertas e indicações do dia de forma resumida.Em contrapartida, a Play Store nos mostra pacotes com ofertas, escolhas do editor e também combos com aplicativos selecionados
vantagem da lojinha do Google são as atualizações, tanto no layout quanto do conteúdo, visto que estas não dependem de uma atualização de sistema para mudar.
Aplicativo de fotos com novos efeitos
A Apple cativa seus usuários incluindo recursos bonitos no aplicativo de fotos do iOS. Por outro lado, o Google tem otimizado o app de câmera padrão do Android, bem como o Fotos, que pode ser uma galeria de fotos completa.A interface da câmera passou por uma revisão no Android Lollipop, abrindo espaço para criações amadoras e profissionais.
Exportação de imagens em RAW, gravação de timelapse com estabilização e efeitos de AR (realidade aumentada) são alguns dos implementos presentes.
Ao contrário do iOS, os usuários do Android podem baixar alternativas na Play Store e defini-las como padrão, sem ter a necessidade de conviver com a solução nativa obrigatoriamente.
Central de controle vs. configurações rápidas
A central de controle é uma ótima opção para oferecer aos usuários do iOS acesso rápido as funções do sistema.O iOS11, inclusive, permite que os comandos exibidos nela sejam personalizados.
Talvez a Apple venha a permitir que desenvolvedores possam integrar a central com seus aplicativos no futuro.
Android conta com a central de atalhos rápidos há algum tempo.
Desde o Android Nougat, contudo, os desenvolvedores e as fabricantes podem customizar os ícones exibidos.
Além disso, o painel do Android é muito mais intuitivo do que a central de controle do iOS 11.
Procurar arquivos
Pastas é o nome do aplicativo criado pelo Apple e que funciona como um gerenciador de arquivos para o iOS.Devo reconhecer que a integração com serviços em nuvem proposta pela empresa num mesmo app é algo engenhoso.
Contudo, o explorador nativo do Android expande essas possibilidades para outro nível, sendo possível gerenciar arquivos em cartões microSD, em USBs, discos rígidos externos e servidores.
O Google Drive, serviço de armazenamento em nuvem do Google, também está integrado nele.
Respostas diretas às notificações
Ao menos no iPhone 6s e nos próximos iPhones habilitados com 3D touch, as notificações irão proporcionar um novo nível de interação.Com o iOS 10 você pode interagir diretamente com as notificações na tela de bloquei
O Android 7.0 Nougat também aperfeiçoou as notificações.
Por um lado, eles já fazem parte do pacote dos aplicativos; por outro, as possibilidades de interação foram ampliadas.
Finalmente você pode responder uma mensagem ou e-mail diretamente na área de notificações, sem precisar abrir o aplicativo.
Mandar mensagens curtas usando o controle de voz
O assistente de voz da Apple, Siri pode controlar aplicativos. Diga “Escreva uma mensagem no Telegram” e a Siri pergunta para quem deve ser enviado.Essa função é especialmente prática quando você está dirigindo, usando um headset ou se você quiser verificar rapidamente a hora.
A Apple nos convenceu do bom trabalho ao apresentar a interface da Siri para o WeChat, Slack, WhatsApp, Ridebooking, Uber, Lyft e Didi.
E o melhor de tudo é que esse recurso estará disponível para todas as linguagens da Siri assim que estiver concluído.
O assistente de voz da Google também é capaz de fazer tudo isso.
Nós já preparamos uma lista com comando de voz da Google para você.
Destaques em mensagens do iMessage
Você pode escrever mensagens com textos de diferentes tamanhos com o iMessage ou com tinta invisível e mandar mensagens com animações, mesmo em tela cheia.Ele consegue até mandar mensagens escritas à mão.
Links e vídeos são enviados com preview e músicas são tocadas instantaneamente na janela de conversa. Ele também procura GIFs animados que combinam com a conversa. Até dinheiro pode ser enviado com o iMessage.
Esses recursos do iMessage só funcionam se ambos aparelhos usarem o iOS 10.
Allo, por outro lado, está disponível para as duas plataformas e em uma variedade de versões.
Procurar fotos por palavras-chave
Se você quiser adicionar tags em suas fotos automaticamente no Google Photos, isso só é possível via nuvem. Se você usa o Google Photos offline, as imagens não são colocadas em ordem automaticamente. A Google usa sua própria IA, que é treinada por eles.Serviços de táxi integrados ao Google Maps
Há algum tempo é possível pedir um motorista no Google Maps usando a integração com o MyTaxi, com o 99 Taxi ou Uber.No Apple Maps você consegue seguir o táxi do Lyft ou Uber ao vivo no mapa. É possível pagar a corrida diretamente pelo aplicativo.
Apple Home vs. Google Home
Com o aplicativo Home, a Apple fornece uma interface uniforme para a automação de casas.Até o momento, fabricantes de hardware para campainhas de porta IP, cortinas com controle remoto e iluminação ligada à rede de internet não foram capazes de concordar em um padrão para controlar o sistema.
A operação do sistema, através de dispositivos oferecidos por diversos fabricantes, pode ser bastante complicada.
O resultado é que muitos consumidores potenciais ficam relutantes em adquirir essa tecnologia.
Poucas semanas após a apresentação do Apple Home, a Google reagiu e renomeou seu aplicativo Chomecast para Google Home.
Ele também será capaz de integrar dispositivos inteligentes para residências de diferentes fabricantes. Precisamos esperar para ver se essas novidades trarão ordem ao caos.
Atalhos no Launcher
Esta função foi introduzida como Force Touch com o iPhone 6s no outono de 2015. Os atalhos no lançador do Android 7.1 se baseia nessa funcionalidade. Pressione um ícone e acesse opções de inicialização rápida que iniciam uma ação específica no aplicativo.Modo de leitura noturna
Esse modo filtra a cor azul da tela. O modo noturno foi instalado nos iPhones com o lançamento do iOS 9.3.O Android 7.1 disponibiliza a opção em condições específicas. Porém, em uma atualização foi anunciado que a função passará a ser padrão no Android.
Vamos esperar para que a Google finalmente decida o que fazer.
Multi-janela e multifunção
Rodar dois aplicativos ao mesmo tempo não é muito legal na pequena tela do iPhone. No entanto, smartphones Android geralmente são maiores.O valor agregado por tal função é bem claro. O Android 7.0 já possui essa característica, e ela está ativa em muitos smartphones, contanto que o fabricante a habilite.
O iOS também tem essa possibilidade, mas ela está ativada apenas em alguns iPads. Os smartphones, no entanto, fazem multifunção de forma diferente.
Se eles possuírem Force Touch, o usuário simplesmente desliza o dedo aplicando um pouco de pressão da borda esquerda para a direita, isso faz o último aplicativo utilizado abrir.
Usuários do Android 7, por outro lado, pressionam duas vezes o botão para uma visão geral dos aplicativos abertos e assim conseguem escolher outro.
Conclusão
Ao observar o desenvolvimento dos dois sistemas, se tem a impressão de estar assistindo a uma partida de tênis.As ideias são rebatidas como uma bola por cima da rede, e cada jogador torce para que o outro cometa um erro.
Esse é o único modo que a Google ou a Apple conseguem conquistar alguns pontos com seus consumidores, que usam esses recursos e avaliam os aparelhos.
Qual funcionalidade do iOS você gostaria de ver ao lado do Android, ou qual recurso do Android você gostaria de ver comparado ao iOS?
Existe algum recurso em comum entre ambos que você gosta e ficou de fora dessa lista?
Nenhum comentário:
Postar um comentário