Instagram é o principal nome quando se fala em rede social de fotografia na atualidade, mas, diferente do Facebook, ele não tem suporte para a criação de lista de amigos para filtrar o acesso às suas publicações.
Assim, ele só conta com duas opções de privacidade que limitam quem pode ver as suas publicações, permitindo a você deixar todo o seu perfil público ou privado.
Pensando nisso, o Instagram vem testando um novo mecanismo que refina a questão da privacidade na rede social. De acordo com o The Verge, a novidade consiste na possibilidade de criar uma lista de amigos favoritos que terão acesso exclusivo a algumas de suas publicações. Assim, na hora de postar algo que não deve ser visto por todos os seus seguidores, você limita o acesso apenas aos favoritos.
Dessa forma, as publicações serão identificadas por um selo verde exibido na própria foto, indicando que ela está acessível apenas para a sua lista de amigos selecionados.
Ainda segundo a publicação, a nova função já está em desenvolvido há cerca de um ano, com basicamente todos os aspectos do Instagram sendo modificados para acomodá-la de forma eficiente.
Essa novidade é uma espécie de resposta do Instagram a uma prática que já se tornou comum dentro da rede social: a manutenção de dois perfis pelos mesmos usuários, sendo um público e outro, privado. Isso é comum com celebridades, mas também acontece com pessoas que criam contas privadas com poucos usuários apenas para compartilhar fotos com os amigos próximos.
Privacidade e discrição
Para garantir a privacidade de seus utilizadores, ninguém é notificado quando alguém é adicionado ou removido da lista de favoritos.Contudo, como os seus seguidores favoritos também enxergam o selo verde indicador de uma foto publicada de forma restrita, eles podem perceber que foram removidos da lista de favoritos quando perderem o acesso a essas publicações.
De qualquer maneira, a novidade tem potencial para dar um outro viés ao Instagram, garantindo flexibilidade à ferramenta para funcionar de maneira mais adaptada às necessidades de cada usuário.
Mais especificamente ainda, ela pode aprimorar a forma como as pessoas lidam com a plataforma a partir do momento que deixa o utilizador decidir individualmente que tipo de publicidade terá cada uma de suas postagens.
Mas isso tudo na teoria.
Será que, na prática, a lista de favoritos do Instagram tem chance de superar um desafio comum da internet na atualidade, que é garantir privacidade em meio à superexposição causada pelas redes sociais?
Ainda em fase de testes, a novidade não tem previsão de lançamento para o grande público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário